Maio Amarelo: mês da segurança no trânsito

Maio Amarelo: mês da segurança no trânsito

Você sabia que estamos no mês da segurança no trânsito? Esta é a 5ª edição do Maio Amarelo, um movimento que busca promover discussões e atividades relacionadas à redução no número de mortos e feridos graves nas estradas. A abertura oficial da campanha aconteceu no dia 26 de abril, em Campina Grande, na Paraíba, cidade que foi destaque no último ano pelas diversas atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo. Em 2018, o tema escolhido foi “nós somos o trânsito”, tendo como objetivo estimular todos os condutores, pedestres e passageiros a priorizarem um trânsito mais seguro.

O evento de encerramento deve acontecer do dia 28 de junho, em Brasília, e será sediado pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). A celebração ainda contará com uma premiação que será entregue às empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que se destacaram em propagar os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo nesta edição. É importante ressaltar que as ações devem estar direcionadas à conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de condutores e pedestres.

O que é Maio Amarelo?

O movimento Maio Amarelo nasceu para chamar a atenção da sociedade para o elevado índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação tem como objetivo a coordenação entre o poder público e a sociedade civil. Além, é claro, de colocar em evidência o tema de segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil para fugir dos temas normais do dia a dia e se envolver em amplitude a tudo o que o trânsito exige.

Utilizando como exemplo o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Maio Amarelo incentiva atividades relacionadas à conscientização, debate das responsabilidades e avaliação de cada cidadão aos riscos em seus deslocamentos diários no trânsito. A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção no trânsito e o laço, também utilizado em outras campanhas, remete à preservação da vida. Por isso, a importância da sociedade de conscientizar os cidadãos para adotar um trânsito mais seguro e responsável. A intenção é que os motoristas e pedestres não utilizam somente este mês para redobrar os cuidados, mas o ano inteiro.

A violência no trânsito em números

Os acidentes de trânsito estão em primeiro lugar no índice de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; em segundo na faixa de 5 a 14 anos; e em terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da Organização das Nações Unidas (ONU) com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos regionais, nacionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Pensando em como você pode ajudar nesse movimento, a Vialoc separou algumas dicas de segurança no trânsito. Veja!

1 – Sempre utilize cinto de segurança, até mesmo no banco traseiro.

2 – Crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas nos veículos com equipamentos adequados para a idade (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação). Crianças até 10 anos devem utilizar somente o banco traseiro.

3 – Respeite o pedestre, afinal, você também é um.

4 – Se beber, não dirija. Ao trafegar alcoolizado você reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Programe-se quando sair, vá de carona ou utilize um táxi.

5 – Bicicleta também é veículo, por isso, respeite a sinalização de trânsito. O motorista deve manter uma distância de segurança de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.

6 – Respeite os limites de velocidade.

7- Motociclistas devem utilizar sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.

8 – A manutenção preventiva também é imprescindível para manter as peças do seu carro em ótimo estado e muito importante para evitar acidentes.

9 – Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.

10 – Dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.

Agora você já conhece a campanha Maio Amarelo e sabe da sua importância. A nossa principal dica é para sempre ter atenção máxima e cuidar também de quem está circulando próximo a você. São pequenas atitudes que fazem a diferença e poupam vidas.

Se você é motorista de caminhão, tem empresa no ramo da logística ou depende de carretas para escoar a produção, precisa pegar a estrada com tranquilidade. Para isso, uma frota com caminhões novos e revisados é essencial. Ao pensar em locação, conte com a Vialoc. Trabalhamos com carreta baú, carreta sider, porta container e também carretas sob medida. Entre em contato conosco! Ligue para a nossa central de locações no telefone (34) 3291-5785 e receba um atendimento personalizado, com profissionais preparados para encontrar um equipamento como a sua empresa precisa. Vialoc: a solução certa para a locação de equipamentos rodoviários.

Comentários

LEIA TAMBÉM: