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Como preparar a logística para a Black Friday?

Como preparar a logística para a Black Friday?

Uma das datas mais importantes para o e-commerce no Brasil está chegando. Sim, a Black Friday acontece apenas na última sexta-feira de novembro, mas se você acha que é muito cedo para começar a pensar nesse assunto, saiba que não é bem assim. Para os lojistas, a hora de se preparar é agora. Afinal, uma época de movimento alto merece planejamento extra. Confira as dicas da Vialoc para organizar a logística da sua empresa, garantindo a satisfação dos clientes!

Planejamento

Para facilitar a organização dessa data tão importante, você pode adotar etapas. Abaixo temos uma sugestão, que pode ser adaptada de acordo com as características do seu negócio. Faça um checklist para não deixar passar nenhum ponto.

  • Setembro

    Período dedicado aos ajustes técnicos, como revisão do caminho da compra na loja virtual e testes para garantir que ela irá suportar o grande aumento no número de acessos. Aqui também deve ser resgatado o histórico de vendas, e a partir dele preparar o estoque com produtos que não podem faltar.

  • Outubro

    Esse é o mês ideal para analisar a audiência, trabalhar nas campanhas de reconhecimento da marca e traçar as estratégias que serão utilizadas no próximo mês. Aproveite para definir quais os produtos que terão desconto, sem deixar de analisar os custos. Isso é muito importante para evitar prejuízos. Aqui a logística dos envios já deve estar definida, afinal falta pouco para o tão esperado dia.

  • Novembro

    Com a chegada estando tão próxima, é hora de colocar os planos em ação. E fique atento: não deixe para a sexta-feira. Hoje é cada vez mais comum que as lojas adotem a “Black Week” para aproveitar a atenção e ansiedade do consumidor. Um estudo realizado pelo Google aponta que 16% das compras ocorrem antes da data oficial, de segunda a quinta-feira. E sem descuidos depois também: 5% delas são realizadas nos três dias seguintes. Não perca essa oportunidade de lucrar!

  • Dezembro

    A Black Friday passou, mas sua empresa não pode esquecer da data. Em dezembro, provavelmente as solicitações de logística reversa aumentarão. Já com os pedidos em mãos, muitos clientes pedem devolução ou troca de itens. Pode parecer algo negativo para a empresa, mas pelo contrário: essa pode ser uma forma de reforçar sua credibilidade e preocupação com uma experiência positiva. Comprometa-se a realizar o envio de uma nova peça ou a restituição do valor também de forma ágil, assim como foi o atendimento durante a compra. Vendo seu comprometimento, a chance dele voltar a fazer negócio é muito maior.

Logística na Black Friday

Diversas ações relacionadas à logística devem ser realizadas para atender o pico de demanda que acontece durante a Black Friday. Conheça algumas delas e prepare-se:

  • Estoque

    Na hora de definir quais os produtos que vão entrar na promoção, todo o cuidado é pouco. Primeiramente, é essencial fazer um levantamento do comportamento dos clientes, identificando quais são as mercadorias com maior saída. Lembre-se que os lançamentos geralmente são os itens mais buscados, mas se você está precisando liquidar algumas peças paradas, essa é a chance. Aproveite para fazer combos ou descontos progressivos, incentivando compras de maior valor. Considere unir produtos que sejam pertinentes à loja, como aqueles que serão descontinuados, aos que são mais procurados pelos consumidores.

    Para dar conta da alta demanda, o estoque deve estar bem preparado. Afinal, vender produtos indisponíveis pode trazer muita dor de cabeça mais tarde. Por isso, conferir o inventário e registrar a partir disso a entrada ou saída de materiais com cautela é fundamental. Trabalhar com uma reserva de segurança também pode ajudar. Essa seria uma quantidade suficiente para suprir as vendas, mas não um montante que corra risco de encalhar.

  • Picking e packing

    Esses dois processos não podem ser ignorados, afinal ninguém gostaria de ter a experiência de esperar todo o tempo de transporte e, quando o item finalmente chega, ele está errado ou danificado. Utilize opções tecnológicas para otimizar esses dois processos, garantindo que sejam realizados de forma mais rápida, eficiente e sem erros. Quando bem realizado, esse conjunto pode ajudar na fidelização de clientes.

    > Picking e packing: por que eles são tão importantes para os e-commerces?

  • Entregas

    O envio dos produtos nesse período do ano pode ser complicado, e acaba sendo uma das principais fontes de reclamação dos consumidores. Por isso, é interessante estudar parcerias, terceirizando o transporte com empresas especializadas.

    Além dos descontos, outra opção para quem quer alcançar mais vendas na Black Friday é a oferta de frete grátis. Então, apesar da maioria das pessoas ainda considerarem o preço do produto um critério básico para a tomada de decisão, se o valor da entrega não compensar no final das contas, a compra pode não ser realizada. Coloque tudo na ponta do lápis e ofereça condições que sejam vantajosas para seu negócio e para os clientes – sejam elas a entrega com valor reduzido ou sem cobrança.

    > Logística em datas comemorativas: como atender à alta demanda sem atrasos

    Importante:
    Se a procura é alta, não deixe de considerar esse ponto na hora de prever o tempo de transporte informado ao cliente. Não esqueça que além do movimento maior nas transportadoras e nos Correios, que podem acarretar em atrasos, sua empresa também terá mais trabalho nos processos de separação, embalagem, faturamento, etc. Por esses motivos, exponha apenas prazos realistas, de preferência com uma margem de segurança, para não gerar problemas.

Black Friday em números

Para fechar com chave de ouro, nada como ver os números da última edição desse grande dia de promoções. São dados impressionantes que só reforçam que essa data veio para ficar!

  • Em 2018, 99,5%¹ das pessoas revelaram ter conhecimento da Black Friday. Em 2014², eram 27%.
  • As vendas no e-commerce alcançaram R$ 2,6 bilhões, uma alta de 23% em relação a 2017³.
  • Foram registrados 4,27 milhões de pedidos, um crescimento de 13%³.
  • O tíquete médio alcançou R$ 608, 8% a mais que no ano anterior³.
  • O número de consumidores únicos, que são aqueles que fizeram ao menos uma compra online, aumentou 9%, chegando a 2,41 milhões³.
  • Foram 373 mil novos consumidores para o e-commerce³.
  • Os itens mais comprados foram smartphones, itens da linha branca e televisões³.
  • Dados apontam que nos dois dias seguintes à sexta-feira, o comércio eletrônico faturou R$ 950 milhões (+30,4%)³.
  • O resultado final do faturamento das vendas online, considerando de quinta-feira a domingo, ultrapassou os R$ 3,55 bilhões (+25%)³.
  • Entre os pedidos, mais de 1,5 milhões foram realizados por dispositivos móveis (+38%)³.

¹Provokers
²Hello Research
³EBIT | Nielsen

Agora você já ficou por dentro de informações importantes para estar com a logística alinhada para a Black Friday. É hora de colocar as dicas em prática, aproveitar os insights para ampliar suas vendas e surpreender seus clientes com uma excelente logística. Bons negócios!

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