Vida na estrada: cuidados que os caminhoneiros devem ter com a saúde

Vida na estrada: cuidados que os caminhoneiros devem ter com a saúde

Os caminhoneiros nunca estiveram tão em destaque no Brasil quanto nos últimos meses. Após a paralisação que mobilizou todo o país, os profissionais ganharam apoio popular ao lutar por melhorias para a classe, como a redução do preço do óleo diesel, isenção do pagamento de pedágio para eixos suspensos e revisão da tabela de fretes. E nada mais justo que a profissão seja reconhecida, afinal, arriscar-se nas estradas para transportar todo o tipo de produto exige coragem e muita dedicação. Curiosamente, o Dia do Caminhoneiro é comemorado três vezes ao ano no país.

A primeira comemoração acontece em 30 de junho, em uma celebração regional escolhida por Franco Montoro, ex-governador de São Paulo, em 1986. Já o dia 25 de julho também é especial para os caminhoneiros graças ao Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas profissionais. Por fim, a data de 16 de setembro foi instituída em 2009 pelo então presidente em exercício, José de Alencar, como o Dia Nacional do Caminhoneiro.

Para a Vialoc, tão importante quanto o profissional ter um caminhão em perfeitas condições para trabalhar, é cuidar da própria saúde. Só quem vive dirigindo pelas estradas Brasil afora sabe como é difícil manter uma rotina com exercícios físicos em um espaço tão pequeno e apertado. Mas, mesmo com trânsito constante, é necessário reservar um momento só para você, caminhoneiro, mesmo que seja alguns minutos em alongamentos, que certamente farão a diferença no seu dia a dia. Dirigir por horas seguidas faz com que muitos motoristas percam esse hábito, mas separamos algumas dicas para que você se mantenha saudável e desempenhe a função no volante da melhor maneira possível. Confira:

Descanso

Dar uma pausa na sua jornada de trabalho é fundamental. Lembre-se da nova Lei dos Caminhoneiros, que determina que os motoristas reservem 11 horas de descanso para cada 24 horas trabalhadas. A partir desse período, é obrigatório que 8 horas sejam ininterruptas. O restante pode ser utilizado em pausas curtas, se for do interesse do motorista. Além disso, se a sua viagem exceder sete dias de serviço, é possível tirar outras 24 horas de repouso. Faça valer seus direitos, além de manter sua saúde em dia, com esses descansos, é possível evitar acidentes.

Postura

Ficar de olho na posição que você fica enquanto dirige é um fator-chave para seu bem-estar. Sentar de maneira errada pode até parecer mais confortável, mas danifica ainda mais seu corpo, causando hiperlordose lombar, escoliose e hipercifose. Mantenha a coluna sempre reta e suas pernas confortáveis, com os joelhos dobrados em angulação maior que 90º.

    1. Mantenha os ombros relaxados e na mesma altura.
    2. A coluna lombar deve ficar apoiada no encosto do banco e a curvatura na posição normal.
    3. Distribua o peso do corpo entre o quadril e a região de trás da coxa.
    4. Mantenha os calcanhares firmados no assoalho do caminhão.
    5. Os joelhos devem ficar dobrados numa angulação maior que 90º.
    6. O quadril também deve estar na angulação de 90º.
    7. Deixe os cotovelos próximos do tronco e na angulação maior que 90º.
    8. Mantenha o alinhamento correto entre a cabeça e o quadril.

    Alongamento

    Além de cuidar da postura, você também precisará manter seu corpo relaxado. Alguns alongamentos contribuem para o alívio da tensão muscular e a circulação do sangue. Então, quando se sentir cansado, pare o veículo em um local seguro, desça e comece alongar braços, ombros, punhos e mãos, posteriormente, pernas, coxas e tornozelos. Mantenha todos os exercícios na mesma posição por 30 segundos. Confira:

    Braços e ombros

    • Estique o braço um pouco abaixo da altura do ombro e puxe a parte de cima da mão para baixo.

    • Posicione um dos braços atrás do ombro e puxe o cotovelo para trás com a outra mão. Mantenha a cabeça alinhada para frente, deixando o queixo longe do peito.

    • Estique um dos braços e segure com a outra mão no seu cotovelo. Agora puxe-o em direção ao tronco e para cima sem deixar que os ombros subam até as orelhas.

      Lembrete: Não esqueça de fazer os exercícios nas duas mãos e nos dois braços.

    • Coloque as mãos para trás da nuca e entrelace os dedos. Olhe para cima e abra os cotovelos os máximo que puder.

    • Ainda com os dedos entrelaçados e posicionados atrás da nuca, puxe a cabeça para baixo. Não esqueça de deixar a coluna sempre reta.

    • Apoie as mãos na cabeça (acima da orelhas) e puxe devagar em angulação de 45º. Ainda na posição, coloque uma das mãos na cabeça e puxe para baixo. Mantenha sempre a coluna ereta. Faça o exercício para os dois lados!

    • Gire a cabeça devagar no sentido horário e anti-horário, três vezes cada lado.

    Punhos e mãos

    • Estique os braços para frente e movimente as mãos para baixo e para cima. Repita o exercício 10 vezes.

    • Estique os braços para frente e gire as mãos no sentido horário e anti-horário. Repita o exercício 10 vezes.

    • Abra a mão e faça o exercício de abrir as mãos e fechar. Repita 10 vezes.

    • Estique o braço um pouco abaixo da linha do ombro e puxe a palma da mão para baixo. Faça o exercício nas duas mãos e repita 10 vezes.

    Coxas e pernas

    Mantenha-se na posição do exercício por 30 segundos. Não esqueça de fazer com as duas pernas.

    • Incline a perna sobre uma superfície plana e estique o joelho. Agora incline o tronco para frente em direção do joelho que está levantado, mantendo a coluna reta.

    • Em pé, com a coluna reta e joelhos alinhados, puxe um dos pés para próximo do quadril no máximo que conseguir.

    Tornozelos

    Repita o exercício 10 vezes e faça nos dois pés.

    • Movimente a ponta do pé para cima e para baixo, o máximo que conseguir.

    • Movimente os pés em círculos no sentido horário e anti-horário.

      Não esqueça: antes de iniciar a viagem, arrume o banco e siga as instruções de postura. Se houver algum tipo de desconforto, use a postura que você esteja acostumado a utilizar no dia a dia. Ao passar o incômodo, volte para a postura correta.

    Protetor solar

    A utilização do protetor solar é sempre recomendada por médicos e especialistas, mas não apenas na praia. Por isso, faça o uso diário para evitar queimaduras, envelhecimento precoce, manchas e o câncer de pele.

    Cuidado com a alimentação

    Nunca deixe de fazer todas as refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Lembre-se de ingerir lanches leves nos intervalos das alimentações principais. Você pode optar por frutas. Procure diminuir o consumo de frituras e doces. Prefira os legumes, vegetais, carnes grelhadas e carboidratos.

    Ao seguir nossas dicas você estará pronto para que as longas jornadas de trabalho fluam com tranquilidade e sem complicações de saúde, como dores musculares, degeneração da coluna vertebral, tendinite e outros. Trabalhar com disposição faz o seu dia melhor. Para obter ainda mais sucesso e executar suas tarefas com confiança, você pode optar pelo aluguel de carretas. A Vialoc possui uma frota de caminhões novos e revisados. Se você é motorista de caminhão e tem interesse em locar uma carreta baú, sider, porta container e também carretas sob medida, entre em contato conosco! Ligue para a nossa central de locações no telefone (34) 3291-5785 e receba um atendimento personalizado. Vialoc: a solução certa para a locação de equipamentos rodoviários.

Comentários

LEIA TAMBÉM: