Como economizar os gastos com logística da sua empresa
A eficiência na distribuição e entrega de um produto pode colocar a sua empresa na frente da concorrência. Com garantia de qualidade nesse segmento, a possibilidade de ver o seu cliente voltando é muito maior do que quando o transporte é deixado de lado. Mas como fazer com que esse setor seja eficiente sem ultrapassar o seu orçamento?
O segredo para uma gestão de transporte e distribuição de qualidade é o planejamento. Colocando as necessidades dos seus clientes na ponta do lápis, você consegue ter um panorama muito mais detalhado de como organizar a logística dos seus produtos, desde a coleta na sua empresa até o destino final, na casa do cliente.
Mas, além da organização, existem alguns truques que podem ajudar a sua empresa a cortar despesas desnecessárias com esse tipo de serviço, e são dicas que podem ser seguidas por empresas de todos os tamanhos. Veja só:
Invista em tecnologia
Não é novidade que usar a tecnologia pode reduzir e cortar custos. A favor da logística, então, colocar métodos mais modernos em prática é o que define a eficiência de uma empresa e o que atrai mais clientes. Um dos exemplos em que isso acontece tem a ver com o monitoramento da carga. Principalmente com a popularização do e-commerce, as pessoas priorizam cada vez mais agilidade e transparência na entrega de produtos. É por isso que sistemas de monitoramento ajudam a, em primeiro lugar, manter o seu cliente atualizado em relação ao status do produto dele e, em segundo, manter a sua empresa atualizada em relação ao paradeiro da sua mercadoria.
Apesar da instalação e a manutenção desse tipo de serviço terem um preço considerável, os benefícios a longo prazo são imensos. É mais fácil criar um laço de confiança com o cliente se você apresentar um ambiente seguro, com ferramentas que garantam a tranquilidade dele ao longo do processo de compra.
Somente isso já pode acabar fazendo com que ele volte, pelo fato de pode ter algum controle no transporte de sua compra. Fora que, ao monitorar a velocidade com que a carga se desloca, a sua empresa fica em posição para rapidamente solucionar os problemas que surgirem no caminho.
Uma maneira muito simples de colocar esse tipo de atendimento em prática é fornecendo uma plataforma em que os clientes possam acompanhar o paradeiro de suas compras em tempo real, com informações atualizadas de hora em hora, ou dia em dia. É uma forma de estreitar a relação da marca com o público e, de quebra, facilitar o controle que você tem da distribuição.
Colete e estude informações
Outro uso desse tipo de tecnologia tem a ver com inteligência e planejamento: coletando informações sobre as entregas, a sua empresa consegue aprimorar o atendimento, os trajetos e até os horários em que o transporte é realizado. As informações que o sistema de monitoramento oferece podem ser utilizadas para que o seu negócio entenda melhor as rotas e, assim, ajuda a reduzir custos com falha de planejamento.
O uso de um banco de dados ajuda a melhorar principalmente o tempo de entrega, para que os caminhões não saiam em horários de pico, e os trajetos, para que eles possam realizar rotas que façam sentido para a sua marca, de preferência levando e buscando mercadorias na mesma viagem. Outro ponto é que, coletando as informações dos locais para onde os seus veículos precisam ir, a sua empresa consegue diminuir o número de viagens.
Otimize rotas
Esse tipo de aplicação da tecnologia na logística só veio para ajudar um processo que sempre foi muito importante: o de otimizar rotas. Não adianta nada para a sua empresa fazer trajetos que acabem gerando prejuízo pela pouca quantidade de mercadorias transportadas.
Às vezes, limitar o transporte ofertado a apenas algumas rotas principais pode acabar salvando o seu negócio de investir muita energia em lugares que não fazem sentido para a sua marca. Planejar a viagem de uma mercadoria exige que todos os custos estejam claros, para que o seu cálculo seja favorável à empresa, e não o contrário.
Uma outra ideia para otimizar as rotas é compartilhar o seu serviço de entregas com outras empresas. Assim, mesmo quando você tiver algum cliente que desistiu de uma entrega, o trajeto fica garantido pelo portfólio diversificado fornecido pela parceria.
Alugue sua frota
Manter toda uma frota própria pode ser algo muito caro para uma empresa, principalmente se a necessidade de transporte de mercadorias não for diária e constante. Por isso que uma das melhores soluções para cortar gastos com veículos desnecessários é alugá-los.
Alugando carretas ou caminhões, você não corre o risco de adquirir um material que pode acabar se tornando obsoleto. É só solicitar de acordo com a sua necessidade, para que a sua empresa possa expandir as operações quando precisar.
Além de a sua empresa economizar com a manutenção e a compra desses equipamentos, existe ainda uma série de vantagens tributárias que acabam não compensando manter os próprios veículos. Uma delas é a possibilidade de deduzir o valor do aluguel dos veículos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, já que a locação é classificada como despesa na hora de recolher os tributos.
Além disso, caso a sua empresa calcule o PIS e o Cofins de forma não cumulativa, o valor dessas duas tarifas pode ser deduzido ou transformado em crédito para ser deduzido em outras despesas. Isso porque o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais entende que o aluguel desse serviço ainda faz parte da produção das suas mercadorias e, portanto, não pode ser taxado como uma.
E vale mencionar que o aluguel de caminhões não configura como frete, então a sua empresa não precisa entrar no novo cálculo do preço mínimo, imposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Sem falar que alugando você não compromete o limite de crédito em instituições financeiras, o que poderia acontecer se a sua empresa optasse por um financiamento para comprar um veículo próprio, por exemplo.
São dicas como essas que fazem com que a sua empresa tenha um serviço de entregas eficiente, rápido e seguro, e sem precisar desembolsar muito para ter essa qualidade.
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