Comprar ou alugar uma carreta: o que vale mais a pena?

Comprar ou alugar uma carreta: o que vale mais a pena?

Uma grande dúvida de quem costuma usar fretes no dia a dia é entre comprar ou alugar uma carreta. Afinal, essa decisão pode afetar o caixa e a velocidade com que os serviços do seu negócio são entregues. Para resolver a questão, o caminho mais prático é responder algumas perguntas sobre como funciona a logística do seu negócio. Veja as dicas que a Vialoc separou para você!

Vantagens do aluguel

Um ponto muito importante a ser considerado antes de tomar essa decisão é a frequência com que a sua companhia precisa usar algum tipo de serviço de transporte. Com a presença das empresas na internet e com a diversificação de clientes pelo Brasil, a necessidade de levar produtos para os diferentes cantos do país tem crescido, e, com ela, a procura por maneiras de fazer com que esses serviços cheguem até lá.

No caso do aluguel, existe uma opção muito prática para que a sua empresa possa usar uma carreta tanto por um período curto de tempo, de até três meses, como por tempo indeterminado, dependendo de como for a sua demanda de entregas. A Vialoc oferece essa flexibilidade no aluguel para que você fique tranquilo quanto à disponibilidade de uma carreta para atender o seu negócio sempre que precisar.

Essa é uma grande vantagem em relação à compra, já que caso a sua empresa só precise de alguns serviços e passe por um período sem a necessidade de usar transportes, não haverá gastos com a manutenção.

Outro fator que deve ser considerado nessa hora é que a decisão entre comprar e alugar uma carreta passa pela questão do espaço: a sua empresa tem um pátio ou uma garagem disponível para armazenar um veículo desse porte por muito tempo? Se a resposta for não, comprar uma carreta pode se tornar um investimento bem caro no longo prazo, dada a necessidade de alugar um espaço para estacioná-la enquanto não estiver sendo usada. No caso das carretas alugadas, isso não é um problema: é possível fazer o contrato de acordo com a necessidade e devolver o veículo quando a demanda por entregas não estiver alta.

Frotas novas e revisadas

Uma outra questão é que, na hora de comprar uma carreta, também não podemos esquecer que até os modelos novos eventualmente ficam obsoletos. Mesmo com a última novidade do mercado, a sua empresa vai precisar investir em manutenção para garantir a segurança na estrada.

E é por isso que, na hora de fazer os cálculos entre uma carreta alugada e uma comprada, é preciso colocar esse custo adicional antes de cada viagem, lembrando sempre que, quanto mais o tempo passar, maiores os valores e a frequência com que a manutenção deve ser feita.

Na Vialoc, a sua empresa tem à disposição uma frota nova e revisada, pronta para pegar a estrada. Dá para eliminar a preocupação do equipamento estar ficando velho e ainda minimizar os custos de manutenção, já que a nossa empresa conta com carretas em perfeitas condições.

E uma outra vantagem é que o aluguel de carretas pode ser deduzido do IRPJ e dá direito a crédito de PIS e Cofins, tudo isso sem comprometer seu limite de crédito nas instituições financeiras.

Resumindo tudo, as principais vantagens do aluguel são:

  • frota nova e revisada;
  • flexibilidade de prazos;
  • dedução do imposto de renda;
  • direito a crédito do PIS e Cofins;
  • manutenção antes das viagens.

Investimento a longo prazo

Agora, quem está pensando no futuro da empresa e sabe que o uso de uma carreta é frequente e tende a continuar por muito tempo, a compra pode ser uma opção para economizar com fretes. O certo é colocar na ponta do lápis o tamanho da redução de viagens fretadas que a companhia conseguiria tendo o próprio caminhão, e o quanto isso representaria em termos de economia.

Outro ponto vantajoso para quem decide comprar é que a empresa consegue customizar o equipamento com itens que sejam de maior utilidade para os transportes do dia a dia, como uma carreta refrigerada ou com espaço para transportar animais. Assim, os serviços mais específicos podem ser feitos com a carreta própria da empresa, enquanto os mais simples continuam a ser alugados.

É claro que esse tipo de ponderação depende muito do caixa, da disponibilidade de investimento e da estrutura de logística de uma companhia, mas o segredo é fazer uma estimativa do quanto esse investimento poderia ajudar nas contas do seu negócio. Veja as vantagens da compra:

  • possibilidade de customização;
  • disponibilidade do equipamento por tempo indeterminado;
  • economia com fretes.

Comprar novo ou usado?

Se você acabar definindo por comprar uma carreta, a dúvida que surge é entre um equipamento novo ou usado. Isso também vai depender do quanto a sua empresa está disposta a pagar por esse investimento, e também do tipo de viagem que deve ser feita. Existem carretas usadas no mercado a bons preços, mas o risco de deixarem a sua companhia na mão no meio de um frete é grande, e o valor a pagar por isso pode ser bem alto. Então, focar em carretas novas acaba sendo um passo mais seguro, principalmente se as viagens forem mais longas.

A decisão entre comprar ou alugar uma carreta não é tão difícil quando você lista as vantagens de ter esse serviço pronto para o atendimento, sem se comprometer em pagar por um equipamento que irá se tornar obsoleto com o tempo. O aluguel de carretas é prático, seguro e, com o tempo, pode ficar até mais barato do que a compra.

A Vialoc oferece toda a infraestrutura para o transporte de cargas da sua empresa. Oferecemos opções de carretas baú, sider e porta-container, além das opções sob medida para a sua companhia escolher. Confira mais no site e faça um orçamento!

Comentários

LEIA TAMBÉM: