Logística em datas comemorativas: como atender à alta demanda sem atrasos

Logística em datas comemorativas: como atender à alta demanda sem atrasos

É fato que, nos períodos próximos a grandes datas comemorativas nacionais, há um aumento expressivo de pedidos nas lojas de todo o Brasil, inclusive no setor de e-commerce. São comemorações propícias para presentear. Além disso, nessas épocas os estabelecimentos comerciais procuram fazer promoções para expandir as vendas e os lucros, o que acaba demandando trabalho redobrado para a empresa.

Um dos setores mais afetados pelo aumento na demanda de pedidos, especialmente no comércio eletrônico, é a logística.

Se por um lado as datas mais marcantes do ano favorecem um salto nas vendas varejistas, por outro, oferecem um desafio às empresas, que passam a lidar com volumes bem maiores de pedidos e entregas.

A entrega de mercadorias sem atraso ou avarias, não importando a época ou o produto, é um dos grandes motivos de satisfação do cliente, permitindo que a empresa obtenha uma boa percepção diante do consumidor. Ele provavelmente irá querer comprar novamente, e falará bem do lugar onde adquiriu sua mercadoria.

Logística em datas comemorativas

Destas comemorações, as top em rentabilidade são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa.

Em 2017, para se ter uma ideia, o e-commerce brasileiro faturou R$ 1,9 bilhão no Dia das Mães, R$ 1,94 bilhão no Dia dos Pais e R$ 2,1 bilhões na Black Friday. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas as vendas no Natal proporcionam um faturamento equivalente a 3 meses normais do ano, movimentando todas as faixas de consumidores, ao contrário das demais datas festivas.

Dicas para atender às altas demandas das datas marcantes

Você deve levar em consideração que, nos períodos próximos a grandes datas comemorativas, algumas delas mundiais, os serviços de entrega tendem a ficar sobrecarregados e, às vezes, até paralisados. No entanto, sua empresa deve evitar ao máximo atrasar as entregas dos produtos, pois muitas delas servirão de presente em um dia específico.

Nada mais desagradável do que, por exemplo, encomendar um vestido para a ceia de Natal, que acontece no dia 24 de dezembro, e ele chegar apenas dia 30. Faça o possível para que os artigos cheguem o quanto antes, apesar dos entraves externos.

Veja, a seguir, algumas alternativas para manter suas entregas no prazo, sem perder a qualidade, nas épocas de maior fluxo de pedidos.

Prepare-se

Uma boa dica para aprimorar a logística do seu negócio nas datas comemorativas é se organizar previamente, avaliando as datas sazonais e festivas no calendário e pensando em estratégias eficazes para as altas demandas. Considere datas mundiais, nacionais, regionais e também municipais, dependendo da abrangência de sua empresa.

Há certas datas específicas para e-commerce, como a já citada Black Friday, em que ocorrem descontos em lojas virtuais de todo o país em datas combinadas. Portanto, caso tenha um comércio eletrônico, não deixe de aproveitar as oportunidades exclusivas para esse nicho de vendas.

Planeje promoções considerando os recursos necessários para as entregas em cada período do ano, lembrando-se de que o transporte em geral vai estar congestionado em algumas datas.

Comece a avaliar alternativas para a logística, de forma que atenda às grandes demandas festivas com maior eficácia.

Atente à gestão do controle de estoque

Você deve ter cuidado com a administração do seu estoque, visando às datas com maior quantidade de pedidos.

Controle de estoque é uma parte muito importante na gestão de uma empresa, e é aconselhável que você possua um software adequado para facilitá-lo. Monitore quantidades, validades, prazos de fornecedores e clientes.

No que se refere aos estoques voltados às datas de vendas mais expressivas, prepare-se e planeje. Evite que haja falta de produtos com o aumento de pedidos. Reponha o que for necessário em tempo hábil. Mantenha seu estoque bem abastecido, tenha contatos constantes com os fornecedores para receber seus pedidos nos prazos estabelecidos.

Pense na situação de um consumidor que queira presentear no Dia dos Pais. Ele entra em sua loja virtual, encontra um jogo de facas perfeito, assim como seu preço, mas a mercadoria está esgotada e sem previsão de reposição. Chato, não? O cliente pode ficar tão desapontado que não irá querer mais voltar à sua loja. Previna esse tipo de situação alimentando os estoques de acordo com as demandas sazonais.

Mantenha seu cliente informado

Avise seus clientes que os prazos de entrega podem se alterar nas épocas de intensas vendas, esclarecendo quais serão as adaptações necessárias, principalmente nos feriados e nas festividades de fim de ano.

Assim, o consumidor saberá bem o que esperar de sua empresa e não criará expectativas. Para uma organização, é extremamente danoso prometer e não cumprir, ainda mais quando o assunto é prazo.

Encontre parceiros logísticos

Você pode expandir e aprimorar a logística de sua empresa quando for necessário, atendendo a volumes maiores de entrega em datas marcantes do calendário.

Procure parceiros que supram suas demandas com qualidade e segurança. As alternativas no mercado de logística não param de crescer.

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