9 dicas para economizar combustível na sua empresa

Manter o controle dos gastos é essencial para garantir a lucratividade de um negócio. E isso inclui estar atento aos custos envolvidos em todos os setores, inclusive o de logística. Se sua empresa tem uma frota própria, você deve saber que além do investimento nos caminhões e manutenções, algo que pode acabar pesando no caixa é o combustível. Ainda bem que é possível economizar, basta ficar atento a algumas dicas simples e fáceis de serem aplicadas ao dia a dia. Confira!

Economizar combustível

Reduzir o consumo de combustível pode parecer um desafio, afinal a principal forma de fazer isso é mantendo os veículos parados. Mas a realidade não é bem assim. Algumas atitudes podem fazer com que o gasto seja reduzido consideravelmente, ou seja, significam mais dinheiro no bolso.

  1. Não exceda a carga
    Parece óbvio, mas ainda é muito comum que as pessoas achem que é mais vantajoso encher o caminhão de mercadorias além do indicado para aproveitar a viagem. Porém, além de muito perigoso e até ilegal, o excesso de peso faz com que o consumo de combustível aumente. Isso acontece porque a sobrecarga faz com que o caminhão tenha que se “esforçar” mais.

    Mas o prejuízo não para por aí, pois algumas peças acabam se desgastando mais rapidamente, comprometendo o veículo, sem falar que danificam ainda mais a qualidade das estradas, fazendo com que todos percam com isso. Ou seja, caminhão carregado além da conta é sinônimo de custo elevado.

  2. Fique atento aos pneus
    Pneus murchos influenciam diretamente no desempenho do veículo, pois aumentam a força de arrasto, fazendo com que o motor tenha que trabalhar mais e, com isso, o gasto de combustível é maior. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, sempre seguindo as orientações do manual da montadora, que trará as informações sobre a pressão, que pode variar para dianteira e traseira e se o veículo está ou não carregado. Caso sejam calibrados de forma incorreta, o consumo também será alterado. Vale lembrar que seguir essa dica também aumentará a vida útil dos pneus, gerando ainda mais economia.

    Importante:
    Se o veículo estiver rodando com pneus carecas, ele é forçado a acelerar mais para atingir a velocidade desejada, ou seja, é importante orientar a equipe para que verifique de tempos em tempos se esse ponto está em dia. Isso vai além de uma questão de economia, mas de segurança.

  3. Vidros fechados
    Pode parecer algo muito pequeno, que não faz diferença, mas andar com os vidros abertos pode aumentar o consumo de combustível. Isso acontece porque a aerodinâmica é afetada. Então, se puder ser evitado, o melhor é andar com as janelas fechadas.
  4. Troca de marchas e aceleração
    A troca de marchas deve ser no tempo certo, pois assim evita que o caminhão perca velocidade ou faça acelerações desnecessárias. E por falar nesse assunto, nunca é demais lembrar que aumentar a velocidade bruscamente e sem necessidade aumenta a média de consumo de combustível, por isso é importante ter cautela e respeitar a sinalização da estrada.
  5. Galpões em pontos estratégicos
    Ao escolher um armazém, é importante ficar atento a localização. Ter acesso às principais rodovias é uma forma de escoar a produção com mais facilidade, além de reduzir o consumo de combustível, já que o caminho até o destino final é encurtado. Analise a região e veja se os veículos terão que ficar muito tempo parados no trânsito.
  6. Planejamento de rotas
    Traçar rotas inteligentes, com caminhos otimizados, além de poupar combustível também ajuda a equipe a aproveitar melhor o tempo. Planejar o caminho levando em consideração o trânsito do local, a restrição de veículos, a condição das vias e também aproveitar a mesma viagem para fazer a entrega de mais mercadorias, desde que dentro do peso permitido, ajudam muito na economia.
  7. Revisões periódicas
    Para ter boa produtividade nas atividades, é essencial que a frota esteja com a manutenção em dia, e isso também colabora para a redução do gasto de combustível. Problemas no filtro de ar ou de combustível, motor, pneus ou outros elementos fazem com que o veículo tenha que fazer mais forma para trabalhar, aumentando o consumo. Deixe uma pessoa da equipe responsável por vistoriar esses itens periodicamente e confirmar se tudo está funcionando adequadamente.
  8. De olho nos postos
    Combustível de má qualidade traz inúmeros prejuízos. Além de não renderem da forma correta, ainda podem danificar o veículo, por isso é importante abastecer apenas em postos de confiança, onde se tenha certeza da procedência do combustível.

    Sabendo quais são os postos de confiança, também é interessante fazer um monitoramento de preços. Por mais que a diferença entre eles pareça muito pequena, de apenas alguns poucos centavos, isso pode resultar em uma boa economia no fim do mês. Uma dica para quem tem frotas maiores é tentar um acordo com um posto de confiança para oferecer um preço especial para sua empresa.

  9. Equipe alinhada
    As dicas anteriores só serão úteis se os motoristas da sua empresa estiverem treinados. Por isso, é importante conscientizar a equipe, pois a forma com que os veículos são conduzidos é que irá ser efetiva na economia de combustível. Realize alinhamentos periódicos para falar sobre os cuidados com os caminhões e boas práticas na direção. Com os gestores próximos aos funcionários, é possível acompanhar o andamento dos trabalhos e melhorar o andamento das atividades.


Agora você já sabe como economizar combustível na sua empresa em 9 dicas. São sugestões fáceis de aplicar na rotina e que vão fazer a diferença no bolso no final do mês. Mas, para economizar ainda mais nos transportes, que tal optar pela locação de carretas? Na Vialoc, você conta com uma frota nova e revisada com as opções de sider, porta-container e baú.

Além de minimizar os gastos com a manutenção, o aluguel traz outros benefícios, como a dedução do IRPJ e crédito de PIS/COFINS. Atendemos todo o Brasil! Entre em contato agora com a nossa equipe e solicite um orçamento. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar o equipamento ideal para seu negócio.

Comentários

LEIA TAMBÉM: