Como aumentar a vida útil dos pneus de veículos de carga?
Para evitar imprevistos na estrada, é sempre importante estar atento às condições gerais do caminhão, checando todos os itens importantes para que ele possa rodar sem nenhum problema. Entre os componentes do topo dessa lista estão os pneus, que merecem atenção especial para ficar longe de um susto na estrada.
Mas o que muita gente não sabe é que alguns hábitos podem contribuir para estender sua durabilidade, impactando também nos custos envolvidos no transporte, já que eles representam um alto investimento. Pensando em aumentar a segurança e também gerar economia para sua empresa, a Vialoc separou dicas para aumentar a vida útil dos pneus que são simples de serem aplicadas no dia a dia e que podem fazer a diferença. Confira!
- Calibragem
Rodar com a pressão adequada é um item importante para garantir a durabilidade dos pneus. Quando vazios, eles acabam esquentando mais do que o normal, o que aumenta a deterioração. Mas isso também não quer dizer que eles devam ficar cheios demais, pois isso diminuiria a área de contato com o solo, gerando desgaste irregular.Diferente dos carros, que devem seguir as orientações do fabricante, os caminhões têm outras variáveis que influenciarão na hora da calibragem, como o peso da carga que está sendo carregada, por isso fique alerta.
Manter esse item sempre em dia ainda trará outras vantagens, como a redução do consumo de combustível, melhor funcionamento do veículo e até diminuição do risco de acidentes.
- Alinhamento e balanceamento
Dirigir um caminhão “puxando” para um dos lados ou trepidando, além de desconfortável para o motorista e perigoso, também gera danos prematuramente aos pneus. Isso porque o desgaste passa a ser irregular e também maior do que o normal. Por isso, siga com atenção esse item de manutenção preventiva e, caso as condições das estradas por onde tem andado sejam ruins, aumente a frequência dos procedimentos de alinhamento e balanceamento. - Rodízio
Além dos dois tópicos anteriores, as próprias condições das rodovias podem influenciar no desgaste irregular dos pneus. Então, é recomendado que de tempos em tempos seja realizado um rodízio dos pneus, alternando as posições – os que atuam no tracionamento tendem a gastar mais rapidamente – para que a deterioração aconteça de forma mais uniforme, prolongando a vida útil do produto. - Armazenagem
Este item é tão importante na hora de realizar a compra dos pneus quanto para aqueles que têm essas peças estocadas em um galpão. Eles precisam ser guardados em um espaço seco, arejado e sem contato direto com o sol ou produtos químicos corrosivos.Importante:
O contato dos compostos de borracha com derivados de petróleo e solventes pode fazer com que o material resseque, reduzindo a aderência e tornando-o mais frágil, um risco para a segurança. Por isso, na hora de rodar pelas estradas, durante a lavagem, ao estacionar e também armazená-los é preciso ter cuidado para evitar que isso aconteça. - Cuidados ao volante
A própria forma de conduzir o caminhão pode influenciar diretamente na durabilidade do pneu. Freadas ou arrancadas bruscas e excesso de velocidade, principalmente em curvas, podem fazer com que o desgaste ocorra prematuramente, reduzindo a vida útil do produto.
O que pode interferir na conservação do pneu?
É importante lembrar que outros fatores também podem influenciar para o desgaste mais rápido dos pneus, como a carga, quantidade de eixos, abrasividade do asfalto e também as condições das rodovias em que circula. Até as altas temperaturas do clima tropical brasileiro interferem na durabilidade, fazendo com que a borracha resista menos e, assim, diminuindo o tempo para a substituição.
Portanto, é indicado ter atenção às boas práticas para mantê-lo em perfeito estado por mais tempo e evitar gastos desnecessários. Lembre-se que, mais do que economia, esse cuidado pode deixar seus motoristas longe de sufocos, como acidentes ou o risco de ficar parado na estrada e suscetível a assaltos durante as viagens.
—
Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Vialoc e fique por dentro de muitas outras informações sobre o mundo da logística e transportes. Não perca!
Comentários