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Fulfillment: como esse processo pode fazer sua empresa crescer?

Fulfillment: como esse processo pode fazer sua empresa crescer?

O e-commerce brasileiro, apesar do cenário econômico pouco favorável nos últimos anos, não para de crescer. Os recordes não estão só no faturamento, que alcançou os R$ 53 bilhões no ano passado, de acordo com levantamento do Ebit/Nielsen, mas também na quantidade de lojas virtuais que aproveitam o potencial desse mercado. Dados de 2017 mostraram que, naquele ano, eram mais de 750 mil sites com essa finalidade.

Só que surfar essa onda, que é muito promissora, também requer habilidade para driblar obstáculos que aparecem pelo caminho. Um deles é a logística, que pode envolver não só altos custos, mas render dores de cabeça aos gestores – atrasos, dificuldades para envio dos pedidos, extravios, etc. Dentro desse contexto, porém, surge uma alternativa que promete simplificar essa tarefa, o fulfillment.

O que é fulfillment?

Esse termo, que em português significa “realização” ou “preenchimento”, é um conjunto de operações logísticas e da cadeia de suprimentos, que vai desde a preparação do produto e processamento do pedido até a entrega, visando a eficiência. Mais do que atender as expectativas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes, melhorando a reputação da marca, ele também pode render economia para o negócio.

Etapas do fulfillment

  • Estoque:
    A forma de armazenar os materiais, a localização no galpão e o controle rigoroso da quantidade de peças disponíveis são essenciais para a operação acontecer de forma satisfatória. Quando esse processo é ineficiente, pode acarretar em uma série de problemas, como avarias por não terem sido acomodados da forma correta, “furos” no inventário, prazo de validade vencido e outros itens que acabam gerando prejuízos.
  • Picking:
    A separação é outra fase importante, não só por ser determinante para a liberação rápida da compra, já que após a aprovação do pagamento o cliente já costuma ficar ansioso para receber o produto, mas também para que os itens estejam corretos. Imagine, por exemplo, esperar todo o tempo de processamento, embalagem, transporte e, quando chega nas mãos do consumidor, aquele item não estava de acordo com o pedido. Essa é uma frustração para o cliente, que provavelmente perderá a confiança, mas também trará gastos extras para a empresa com a logística reversa.
  • Packing:
    Assim como os passos anteriores, a embalagem também é fundamental. Ela deve ser realizada de forma ágil, mas também cuidadosa, afinal é ela que irá garantir que o produto chegue nas condições ideais para o cliente.
  • Transporte:
    Com as etapas anteriores realizadas, chega-se a uma fase bem importante e que, normalmente, é a mais lembrada de todo o processo: o transporte. Com todos os pedidos acondicionados da maneira adequada no caminhão, garantindo a integridade da carga, é hora de partir. Aqui, um dos fatores importantes a serem ressaltados é o prazo para o frete, que sempre deve considerar uma margem de segurança, além do monitoramento, que ajuda o cliente a ficar ciente do andamento do pedido.
  • Pós-venda:
    Compras pela internet podem gerar trocas ou devoluções, por isso a equipe deve estar preparada para executar a logística reversa da melhor forma – do atendimento para auxiliar o cliente até a agilidade no envio do novo item ou mesmo a devolução do valor.


Agora você já sabe o que é fulfillment, suas etapas e também como ele pode ser benéfico para a sua empresa. Mas vale lembrar que não adianta ter todos os estágios anteriores bem planejados se o caminhão não estiver com as manutenções em dia e, além dele, a própria carreta. Mas nesse ponto a Vialoc pode ajudar! Está precisando complementar a frota com sider, baú ou porta-container? Entre em contato agora e solicite um orçamento. Equipamentos novos e revisados, prontos para pegar a estrada sem sustos ou preocupações.

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