BLOG VIALOC

Metodologia 5S: como essa filosofia pode ser aplicada na logística?

Metodologia 5S: como essa filosofia pode ser aplicada na logística?

Eficiência, uma palavra bastante ouvida e um objetivo muito buscado, principalmente para quem trabalha com logística. Porém, conseguir esse resultado é um desafio. O que muitas pessoas não sabem é que uma filosofia conhecida por ser aplicada pelo setor de qualidade pode ajudar nessa tarefa. Criada no Japão na década de 1950, a metodologia 5S pode transformar os processos de um negócio, eliminando desperdícios, trazendo mais produtividade e até gerando a redução de custos. Quer entender esse conceito, saber como ele funciona e como implantar essa cultura no seu negócio? Confira!

O que significa 5S?

Antes de saber como ela pode transformar o setor de logística de uma empresa, é interessante conhecer seus princípios de forma mais abrangente. Para começar, o nome está ligado a cinco palavras japonesas que começam com a letra “S”. Veja o que cada uma delas quer dizer:

  1. Seiri
    É o senso de utilização, que busca identificar o que realmente é necessário no ambiente. Tudo aquilo que não tem finalidade deve ser eliminado. Mais do que otimizar espaço, esse princípio ajuda a evitar o desperdício de recursos. Essa é uma parte importante que serve como base para as próximas aplicações.
  2. Seiton
    Essa palavra representa o senso de organização. Além de livrar local daqueles itens sem função, é preciso organizar o que se manteve de maneira adequada para que sejam facilmente acessados quando algum colaborador precisar.
  3. Seiso
    Para ter produtividade nas atividades, é importante que tudo esteja funcionando corretamente e, para isso, o senso de limpeza é um ponto fundamental. Ele é responsável por construir uma área de trabalho funcional, diminuindo o retrabalho e aumentando a vida útil dos equipamentos, minimizando o risco de defeitos e, com isso, reduzindo também o desperdício.
  4. Seiketsu
    Esse é o senso de padronização, responsável por garantir que os 3S anteriores continuem sendo praticados depois da implantação. Ou seja, seria uma forma de criar “modelos” a serem seguidos com o objetivo de evitar o retrabalho ou perdas durante a execução das atividades.
  5. Shitsuke
    Por último, entra o senso de autodisciplina. Nenhuma das alternativas anteriores se perpetuará se os velhos hábitos voltarem à rotina da empresa. Não é um item punitivo ou de fiscalização, mas uma forma de criar a conscientização da equipe para que continue cultivando os princípios, engajando todos no mesmo objetivo.

Na logística, como o 5S pode ser aplicado?

Se você está se perguntando como tudo isso pode ser colocado na rotina nesse setor em específico, saiba que são inúmeras as possibilidades e também os benefícios que o método pode proporcionar.

  • Armazém
    Quando falamos em estoque, a metodologia pode ser extremamente benéfica. A começar pela remoção de todos os itens desnecessários ou que não agregam valor ao resultado final e a limpeza desse ambiente. Na sequência, a organização, melhora do layout e identificação correta das prateleiras vai possibilitar que o processo de separação após o faturamento ocorra de forma muito mais rápida. Com um galpão livre de materiais ou equipamentos sem uso, sujeira e desordem, o fluxo de pessoas e máquinas fica mais fácil, evitando acidentes, retrabalho, perda de tempo e mau aproveitamento do espaço.
  • Frota
    Quanto aos caminhões da empresa, ao pensar no 5S, conseguimos aumentar a vida útil de componentes e, consequentemente, ter a redução de custos. Isso porque o cuidado pregado no senso de limpeza orienta que tudo seja conservado, preservando os recursos. Ao manter os equipamentos em bom estado, a segurança da própria carga também é aumentada. Quando o assunto é padronização e organização, também cabe para essa área ficar atenta às manutenções, que devem estar sempre em dia para que a frota continue em perfeitas condições, além de reparar tudo aquilo que é necessário para evitar imprevistos na estrada.
  • Pessoal
    Engana-se quem pensa que todas essas estratégias afetarão apenas a organização dos objetos. No que diz respeito aos colaboradores, se bem orientados, essa filosofia pode ajudar a melhorar a atuação desses profissionais na empresa. A começar pela comunicação, que deve ser clara e precisa. A cultura também orienta que todos sejam transparentes e trabalhem em espírito de colaboração.

    Aqui também entra a questão da saúde e cuidado com a equipe. É necessário garantir que todos aqueles funcionários que possam estar envolvidos em atividades que tragam risco usem os EPIs e de forma adequada. A atenção aos motoristas também está presente, com o respeito à jornada de trabalho, proporcionando o descanso necessário e condições ideais para que eles rodem com segurança.

Benefícios do 5S

Você já viu que essa filosofia pode transformar o setor de logística na sua empresa. Mas, para ter uma noção mais clara de tudo isso, resumimos todas as vantagens que irão mostrar que essa pode ser uma ótima solução para o seu negócio:

  • Melhor aproveitamento da área de trabalho e do espaço dos galpões.
  • Ambiente mais organizado e limpo, o que torna a execução das tarefas mais agradável.
  • Facilidade do controle de estoque.
  • Aproveitamento total dos recursos da empresa e redução de custos.
  • Gestão mais eficaz e serviços entregues com maior qualidade.
  • Rotina de transporte simplificada e maior controle das atividades.
  • Redução do risco de acidentes e imprevistos.
  • Maior qualidade de vida para os colaboradores, o que gera motivação e engajamento da equipe.

Se você gostou de tudo o que aprendeu sobre a filosofia 5S, que tal aplicá-la na sua empresa? Todos têm a ganhar, inclusive o setor de logística! Para ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades, continue acompanhando o blog da Vialoc!

Comentários

LEIA TAMBÉM: